Visite o novo site do Pro/Pet-Saúde: http://propetsaude.ufmg.br

Pró-Saúde

O Programa Nacional de Reorientação da Formação Profissional em Saúde (Pró-Saúde) é um programa governamental lançado em novembro de 2005, para incentivar transformações do processo de formação, geração de conhecimentos e prestação de serviços á população, para abordagem integral do processo de saúde-doença. Na área de Saúde há um consistente esforço para a substituição do modelo tradicional de organização do cuidado em saúde, historicamente centrado na doença e no atendimento hospitalar. Estabelece também mecanismos de cooperação entre os gestores do SUS e as escolas de medicina, enfermagem e odontologia, visando á melhoria da qualidade e a solubilidade da atenção prestada ao cidadão quanto à integração da rede pública de serviços de saúde e á formação dos profissionais de saúde na graduação e na educação permanente.

Saiba mais sobre o Pró-Saúde

O Programa de Educação pelo Trabalho em Saúde (PET-Saúde) é um programa governamental lançado em agosto de 2008, para viabilizar aperfeiçoamento e especialização em serviço dos profissionais da saúde, iniciação ao trabalho, assim como estágios e vivências, de acordo com as necessidades do Sistema Único de Saúde. Através do programa, a Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte e as Universidades atuam em parceria para integração docente-assistencial,  diversificação dos cenários de prática para os alunos e a articulação dos serviços próprios das instituições acadêmicas no contexto do Sistema Única de Saúde. As atividades são desenvolvidas através de grupos tutoriais coordenados por um professor universitário, formado por profissionais de saúde que já trabalham da rede municipal e por estudantes de graduação de cursos da área da saúde.

Saiba mais sobre o Pet-Saúde